O que é Renda Passiva?

A Renda Passiva tem sido um termo relativamente pouco utilizado nos últimos anos. Coloquialmente, usou-se para definir o dinheiro que se ganha regularmente com pouco ou nenhum esforço por parte da pessoa que o recebe.
Os defensores deste tipo de renda tendem a serem pessoas de um estilo de vida profissional com o foco de “trabalho a partir de casa” e em sua grande maioria, tendem a serem seus próprios chefes.
O tipo de ganhos que as pessoas geralmente associam a isso são ganhos em ações, juros, juros de aposentadoria, aluguéis e prestação de serviços e trabalhos on-line, entre outros.

 

Renda Passiva com Ações

O mercado de ações é sem dúvida, um dos maiores exemplos de renda passiva. É claro que existe também um grande risco, pois os valores das ações sobem e descem a todo o momento. Mas conheço pessoas que “vivem” quase que exclusivamente de seus investimentos em ações, sempre comprando ações com valores baixos e as vendendo quando elas estão em alta.

 

Renda Passiva com juros da Caderneta de Poupança

Um exemplo de Renda Passiva a partir de juros é o da famosa e antiga “Caderneta de Poupança”. Com os juros e correção monetária em média de 0,5% ao mês, se uma pessoa aplicar 1 milhão de reais, receberá mensalmente algo em torno de R$ five mil reais! Ou seja, mensalmente “brotará” 5 mil reais em sua conta e o primeiro milhão depositado lá, permanecerá lá para sempre!

 

Renda Passiva com Juros de Aposentadoria

Além do SUS, existem muitos planos de previdência privada. Aqueles que conseguem poupar no decorrer de suas vidas profissionais, podem fazer planos de aposentadoria alternativos.
Agora pense comigo… ao se aposentar, receber duas ou três aposentadorias simultaneamente? Não seria nada mal, não acha?! 😉

 

Renda Passiva com Aluguéis

Há muito tempo que investidores em imóveis constroem casas, quitinetes e até apartamentos para alugar. O aluguel passa a ser um tipo de Renda Passiva, uma vez que o imóvel estará sempre a sua disposição, gerando uma renda mensal permanente. Ou seja, viver de aluguel tras como retorno, uma renda passiva mensal.

 

Renda Passiva com Prestação de Serviços On-line

Como crescimento e avanço da Tecnologia, cresce vertiginosamente a oferta de prestação de diversos serviços de Tecnologia na modalidade online. Algumas das modalidades de serviços on-line mais comuns:

  • Desenvolvimento e hospedagem de Websites
  • Desenvolvimento de sistemas SAAS e Lojas Virtuais
  • Suporte Técnico Remoto
  • Digitação de textos e criação de artigos
  • Serviçõs de Editoração Eletrônica e Tratamento de Imagens, etc…

Os citados acima e dezenas de outros, são exemplos de serviços que você poderá prestar trabalhando a partir de seu escritório em casa (home office) e que irá gerar renda passiva.